“APIXARA AINU IKÓ TUPINAKYIRA IRU”

Dia 30/Novembro, domingo, às 19:00: Parque Kasato Maru, Sorocaba – Performance “APIXARA AINU IKÓ TUPINAKYIRA IRU” – uma saudação ao povo Ainu (indígena) das terras do Japão.

O primeiro trabalho do grupo “Primeiras Notícias de Tutu-Marambá”, apresentado em 30 de julho de 2008, foi o resultado de três meses de oficinas dentro do projeto “Experimentações em Performance”, coordenado por Cleide Riva Campelo (doutora em Comunicação e Semiótica). Dos trabalhos práticos do grupo, todos fotografados e filmados em vídeo, algumas cenas foram sendo selecionadas e trazidas para o trabalho cênico final. Uma das questões selecionadas foi a ancestralidade oriental e ocidental, na figura de um velho oriental tocando um chocalho indígena, apresentado por um dos participantes, a partir de um improviso.

Sob a inspiração desse personagem selecionado, em Agosto deste ano o grupo iniciou estudos sobre o Japão, visando em especial os Ainu (nação do povo Ainu, que somente neste ano de 2008 foi assumida como nação no Japão, depois de séculos e séculos de um quase apagamento histórico) e as nações indígenas brasileiras.

Deste encontro de ancestralidades (que provocou no grupo Tutu-Marambá o início dos estudos do idioma japonês e da cultura do Japão como um todo, acompanhamento dos ensaios do grupo de jovens de Sorocaba de Taiko, o estudo de filmes japoneses, em especial dos diretores Ozu e Keisute Kinoshita, e todo um estudo teórico-prático das artes corporais indígenas brasileiras) nasceu a performance “Apixara Ainu Ikó Tupinakyira Iru” , que será apresentada no dia 30 no parque Kasato Maru, em Sorocaba.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.