1501446_804390136254087_34886934_o (1)

Wir Sind Wir

Direção: Cleide Riva Campelo
Performers: grupo Tutu-Marambá, Pesquisas das Artes do Corpo e convidados
Data: 2 de Abril 2014
Local: Oficina Cultural Grande Otelo, Sorocaba
Horário: 20hs
Entrada: livre

Na quarta-feira, dia 2 de abril, nas comemorações dos 20 anos da Oficina Cultural Grande Otelo, o grupo Tutu-Marambá, Pesquisas das Artes do Corpo e artistas convidados, sob a direção de Cleide Riva Campelo, apresentarão a performance Wir Sind Wir. Esta Performance é o resultado de muitos anos de pesquisa do grupo, e especificamente agora de um workshop realizado na Oficina Cultural Grande Otelo (Jauára Ichê. Nós e Entremeios da Cultura Antropofágica), desde janeiro, que se encerrou dia 26 de março e contou com 10 oficinas, ministradas por Cleide Riva Campelo, tendo recebido ainda dois convidados especiais: o médico e psiocoterapeuta corporal José Carlos de Campos Sobrinho, que falou sobre o corpo e o mito indígena brasileiro Ceiussu, A Velha Gulosa; e o terapeuta junguiano Roberto Gambini, que falou sobre sonhos e sobre o início do imaginário brasileiro retratado nas pinturas rupestres da Serra da Capivara.


O trabalho partiu de alguns núcleos inspiradores: Peer Gynt, de Ibsen; Macunaíma, de Mário de Andadre; Ceiussu, a Velha Gulosa; o filme A Fonte da Donzela, de Ingmar Bergman. Foi construída uma trilha gestual a partir desses leitmotifs, tratando de nossas próprias travessias, sob a inspiração das mitológicas travessias dos heróis de todos os tempos.
Mesclando sonho e realidade, imaginação e natureza, mito e ciência, a proposta da Performance Wir Sind Wir é um caminhar por uma nova reflexão que passa pelo corpo, pelos sentidos, pelo universo onírico, pela imaginação, pela memória, pelas culturas tradicionais ancestrais – numa busca de uma nova razão, ou de uma desrazão, que deixe de parir monstros, como a violência e a guerra.
Com a participação especial do canto de Wilian Dolfini, o grupo conta ainda com a colaboração de Beto Rocha (arte do vídeo) e Nilze de Campos (fotografia).