DSC01318

Notícias do Tempo Antes de Tutu-Marambá

Notícias do Tempo Antes de Tutu-Marambá: dia 28/11/08, sexta-feira, 20hs, Oficina Cultural Regional Grande Otelo, Sorocaba

Deste encontro de ancestralidades (que provocou no grupo Tutu-Marambá o início dos estudos do idioma japonês e da cultura do Japão como um todo, acompanhamento dos ensaios do grupo de jovens de Sorocaba de Taiko, o estudo de filmes japoneses, em especial dos diretores Ozu e Keisute Kinoshita, e todo um estudo teórico-prático das artes corporais indígenas brasileiras) nasceu a performance que será apresentada em 28 de Novembro de 2008, intitulada “ Notícias do Tempo Antes de Tutu-Marambá”, com a participação do músico Pablo Fagundes, que virá de Brasília especialmente para tocar com o grupo Tutu-Marambá.

Performers do Tutu-Marambá: Alexandre Ventris; Esdras Nuño; Fabíola Sydow; Flávio Queiroz; Ibraim Ramos; Juliana Campeão; Marcelo Plácido; Paulo Farias; Reginaldo Passos; Quitéria Maria; Rosaura Mello
Convidado especial: Pablo Fagundes (gaita)
Fotografia: Nilze de Campos
Artistas-Pesquisadores convidados: Pedro Aduan; Ramon Vieira e Grupo Maracatu Leão da Vila; Robson Catalunha; Inazuma Taiko; Terumi Caroline Sakata; Rolando Beltram
Tutuzinhos-Marambá: Laureen, Olívia, Pedro Henrique
Criação e Direção: Cleide Riva Campelo


Créditos da Trilha Sonora Para “Notícias Do Tempo Antes de Tutu-Marambá”

28/Novembro/2008

Concepção: Cleide Riva Campelo

Realização do cd-trilha e Samplagem: Rolando Beltram

  1. Abertura: Fue (flauta japonesa) com Terumi Carolina Sakata, ao vivo:
  1. Fala Ainu na voz de uma senhora Ainu – recolhido por indicação de Lonnie Ding-Everson no youtube : youtube.com/watch?v=Ky5CTFwmdQ&feature=related
  1. Som do suikinkutsu, instrumento musical japonês que consiste num pote enterrado de ponta cabeça, com um furo em cima. À medida em que a água cai e passa pelo pote invisível, ouve-se o som da água espirrando e sons de sinos. É usado para o lava-mãos que antecede a cerimônia do chá no Japão. Pesquisa de Eliana Riva Campelo (gratias por tudo, mana!)
  1. Samplagem de Fênis e Soneto, de Arnaldo Antunes (Nome).
  1. Samplagem dos compassos iniciais de Cantiga de Boi, Tempestades Solares, 13 de Maio e Zera a Reza, de Caetano Veloso (Noites do Norte)
  1. Hotaru Koi, Mawaca ( Mawaca), por sugestão de Neisa de Campos. Hotaru Koi é uma canção japonesa que “se destaca pelas rápidas dissonâncias que sugerem o ritmo do piscar dos vagalumes” (Mawaca).
  1. Samplagem dos compassos iniciais de Ponto de Oxum – chuva de Djalma Corrêa (recolhido por ele), in Carmina Juarez (Arrasta a Sandália); Irene de Caetano Veloso, na voz de TomZé (Cetano Veloso – Grandes Compositores) e de Vira e Mexe (Luiz Gonzaga), com Oswaldinho do Acordeon, in Carmina Juarez (Arrasta a Sandália)
  1. Maracatu Pra Tu, Trem, Marambá Pra Tutu (composta especialmente para o grupo Tutu-Marambá em 27/11/08), de Pablo Fagundes, com Pablo Fagundes, ao vivo (viva, Pablo!!!), e ainda com Manu Faria (parceiro novo!) na percussão, ao vivo.
  1. Posfácio: A Nossa Casa, Arnaldo Antunes (Saiba).

“Na nossa casa amor-perfeito é mato, e o teto estrelado também tem luar,
A nossa casa até parece um ninho, vem um passarinho pra nos acordar.
Na nossa casa passa um rio no meio, e o nosso leito pode ser o mar.
A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar.”