Projeto da oficina: Experimentações em Performance

Abril – Junho, 2008

Áreas: Comunicação; Artes Cênicas; Performance; Comunicação Corporal

Nome do Projeto: Experimentações em Performance

Introdução/ Resumo: Propõe-se aqui realizar 13 encontros semanais em torno de temas que servirão como experimentos de diversas linguagens e que constituirão pontos de partida para as diversas reflexões buscadas através da experimentação.

Objetivo: A realização de uma pesquisa de linguagens na busca de um aprofundamento da comunicação corporal, o que visa beneficiar o trabalho de performers, atores, bailarinos, e artistas em geral.

Justificativa: A presente proposta dá continuidade a uma série de trabalhos já realizados anteriormente, dentro de uma pesquisa de linguagens da proponente.

Desenvolvimento e Cronograma: Serão treze oficinas de 3 horas cada, num total de 39 horas, a serem realizadas em 3 meses. Os trabalhos serão realizados em torno dos seguintes temas-experimentos e a partir da seguinte bibliografia:

O fazer anterior às palavras
O fazer e as palavras
Pensamento lógico e pensamento intuitivo
Arte e vida
Improvisação
Invenção: graus da criação
Caos e ordem
Tempo e espaço
Territórios de fronteira
Processos de criação
Artes do corpo
Linguagens corporais cotidianas
Linguagens de performance

Bibliografia

Brook, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002

Burnier, Luís Otávio. A Arte de Ator. Campinas, Editora da UNICAMP, 2001

Cohen, Renato. Work in Progress ,São Paulo, Perspectiva, 1998

Ewing, William A. The Body, London,Thames & Hudson, 2000

Galiza, Luiz Roberto. Os Processos Criativos de Bob Wilson, São Paulo, Perspectiva, 2005

Glusberg, Jorge. A Arte da Performance, São Paulo, Perspectiva,1987

Goldberg, RoseLee. Performance LiveArte Since the 60s, London, Thames & Hudson, 2004

Spolin, Viola. Improvisação para o Teatro, São Paulo, Perspectiva, 2005

Carga Horária: 39 horas; 3 meses; 3 horas de aula/dia; encontros semanais.

Público Alvo: Artistas em geral; estudantes de colegial e faculdade; educadores; pesquisadores e interessados na área.

Forma de seleção: Serão selecionados até 40 participantes através de um questionário a ser respondido pelo candidato e entregue no ato da inscrição.

Recursos materiais: Sala grande para comportar trabalhos corporais de um grupo de 40 pessoas. Utilizaremos som e TV e vídeo/DVD.

Avaliação: A avaliação das oficinas será feita por todos os participantes no último dia de trabalho a partir de uma construção corporal a ser proposta durante o desenrolar das oficinas.

Sinopse do Projeto:
O Projeto de Oficina “Experimentações em Performance” parte de alguns pontos teóricos que se constituem a base da pesquisa da proponente, tais como: Semiótica da Cultura, Comunicação Corporal, Performance Como Linguagem. A partir deste arcabouço teórico, estaremos propondo alguns temas-experimentos que deverão ser vivenciados através de 13 oficinas de 3 horas cada, onde se buscará o entrelaçamento de um pensamento sistêmico com uma prática corporal que trabalhe cada tema dentro das possibilidades do grupo a ser formado. Algumas questões relevantes como teoria X prática, técnica X inspiração, gestos X palavra, caos X ordem, arte X vida estarão sendo propostas como reflexões teórico-práticas. Alguns temas serão acrescidos no desenrolar da oficina, de acordo com a evolução dos trabalhos.

0 comments on “Projeto da oficina: Experimentações em PerformanceAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>